Normalmente, os jornais publicam cartas de reclamação que lhes são endereçadas. Estas cartas são enviadas por personalidades ou entidades que foram referidas pelo jornal em foco e que se sentiram ofendidos com qualquer notícia, alegadamente falsa ou não totalmente verdadeira, publicada pelo jornal. Então, lá vai a cartinha a apontar os erros nas informações veiculadas pelo jornal.
O que é que há de especial nisto? É que as referidas cartas são, normalmente, redigidas com um registo de língua cuidado, com inclusão de "V.Exas", e coisas dessas. Este registo de língua reflecte-se ainda melhor nas respostas que os jornais dão a esse tipo de cartas. Este é um cuidado recheado de falsidade, diga-se. Isto porque tanto o leitor quanto o jornal prefeririam expressar-se da forma mais crua possível, ou seja, com a inclusão de asneiras e de insultos.
Mas acham que quando se escrevem essas cartas e respostas às mesmas quem as escreve está a fazê-lo pensando "O magnânime senhor deve ter-se equivocado. Coitado. Deixa cá esclarecer as coisas."? É claro que não! Enquanto se escrevem os "V.Exas", desfilam pela mente do autor todo o tipo de insultos e palavras menos graciosas do léxico português. Essas cartas e respostas às mesmas nunca espelham o espírito com que foram escritas.
Por isso, pessoal, expressem-se à vontade! Se escreverem palavrões, muito bem! É da maneira que as pessoas compram mais jornais, porque querem é disso!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
correcto Frederico, sim senhor, as pessoas não devem passar-se por educadas quando na realidade os seus pensamentos são 'ó seu camelo' 'o cabrão' e por aí a fora... sejam verdadeiros....
beijos
Exacto. Como parece mal, não escrevem. Pelo menos daria para rir.
Bjs
para rir e muito...e os jornais até que 'voavam' das bancas...
bjs
Hmm... Não sei como estão as vendas do 24 Horas...
Bjs
eu nao lei esse... é polémico?
bjs
É tipo revista cor-de-rosa, mas em formato de jornal. Normalmente, as manchetes são sensacionalistas.
Bjs
bombástico e mediático, portanto
bjs
Enviar um comentário