Se há expressão na língua portuguesa que prima pela espectacularidade é, indubitavelmente, "muito significativo" ou "bastante significativo". Bem, assim são duas, mas a ideia é a mesma.
Estas expressões do "significativo" apresentam-se como excelentes expressões às quais podemos recorrer se nos virmos obrigados a preencher enchidos ou se não soubermos mais o que dizer. De facto, estas expressões são de grande utilidade aquando, por exemplo, de uma apresentação Powerpoint. Num evento destes, mandam as regras que se tente impressionar com palavras caras. Pelo menos, calham sempre bem. Então, se nos faltam palavras, se a nossa prelecção está demasiado curta, substituímos um "São muitas pessoas." por um "Trata-se de um número bastante significativo de pessoas.". Faz toda a diferença, não faz? O mesmo se aplica à composição de textos.
E depois há o facto de expressões como estas ajudarem à credibilidade da mensagem que estamos a enviar a quem nos está a ouvir/ler. O conteúdo até pode nem fazer muito sentido, ou não interessar para nada, mas um "bastante significativo" reforça-o, arrancando meneios de cabeça afirmativos a quem assiste. O que não deixa de ser rídiculo.
Mas ATENÇÃO! Esta crítica que aqui faço não significa que não utilize estas expressões! Trata-se, apenas, de uma análise!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
o portugues é uma lingua bastante rica em expressoes de cócó, ou de encher chouriços.
É, pois! Acontece é que as pessoas ficam impressionadas com essas expressões de cocó.
Bjs
impressionadérrimas, ate julgam que engolimos o dicionário
bjs
Quanto mais estúpida fizeres com que uma pessoa se sinta mais convencida ela fica da tua inteligência xD
Evey
Quando utilizo essas expressões, não me preocupo com isso. O meu objectivo é mais de me safar na altura. Sim, porque ninguém tem conversas com os amigos do género: "O índice de fertilidade na Colômbia atingiu valores bastante significativos.". Diz-se, ao invés, que na Colômbia há muitas mulheres capazes de e doidas por dar à luz.
Pronto, a parte de estarem doidas por dar à luz é exagero.
Bjs
Enviar um comentário