domingo, 23 de agosto de 2009

Ceremony

Sou um grande fã dos Joy Division, banda pós-punk inglesa que esteve em actividade entre 1976 e 1980, ano da morte do seu vocalista, Ian Curtis. Contudo, há ainda algumas músicas deles, lançadas fora da esfera dos seus dois álbuns, que eu desconheço. É de uma das últimas a que tive acesso, “Ceremony”, que trata este post.
Mas por que razão decidi escrever sobre esta canção em particular? Bem, basicamente, tal se deve ao facto de me encontrar positivamente “agarrado” a essa que considero ser uma pérola musical.
Infelizmente, só existem dois registos de “Ceremony”: uma gravação de um ensaio e outra retirada do último concerto da banda, a 2 de Maio de 1980, no High Hall da Universidade de Birmingham. A qualidade dos registos, contudo, deixa muito a desejar, pois a voz de Ian Curtis apresenta-se abafada, sendo muito difícil perceber o que é cantado. Ainda assim, é possível, na versão ao vivo (que inicia já com a canção em curso), ouvi-lo cantar, quase gritar, com uma fúria apaixonada, “Oh, I’ll break them all”, despertando-nos da doce sonolência que o excelente instrumental, sobreposto ao tristemente destruído registo vocal, nos tinha induzido.
Para além destas versões, existem duas dos New Order, banda formada pelos três membros restantes dos Joy Division e na qual o guitarrista Bernard Sumner assumiu o papel de vocalista.

Aqui deixo, então, dois vídeos com versões da “Ceremony”. A primeira é a tal do concerto; a segunda é a primeira que os New Order gravaram (a segunda já contaria com a Gillian Gilbert).